Saiba quais são as reações alérgicas mais comuns de acordo com cada idade

Saiba quais são as reações alérgicas mais comuns de acordo com cada idade

Muitos brasileiros já enfrentaram ou conhecem alguém que já teve algum tipo de alergia. É comum que se pense que as crianças são as maiores vítimas, mas um estudo apresentado no congresso anual do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia mostrou que quase metade das alergias alimentares surgem na idade adulta.A alergia é uma reação de intensidade exagerada do organismo a determinados estímulos que são inofensivos para a maioria das pessoas. Quando o corpo entra em contato com essas substâncias, há produção aumentada de um tipo de anticorpo chamado imunoglobulina E (IgE). Quanto maior for a produção de IgE, mais intensa será a reação alérgica — explica o médico Nelson Cordeiro, membro do Departamento Científico de Dermatite Atópica da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

 

Uma pessoa pode nascer com alergia a alguma substância ou desenvolvê-la ao longo da vida, como acontece com a maioria das alergias de pele.

— Quem entra muito em contato com produtos químicos ou mexe com detergentes e outros itens de limpeza pode desenvolver uma alergia a essas substâncias — afirma a dermatologista Paula Chicralla.

É muito importante que um médico seja procurado assim que a alergia aparecer.

— No caso da alergia alimentar, nem sempre o resultado positivo ou negativo do exame de sangue pode determinar qual é o causador da alergia. O mais adequado seria um teste de provocação oral em que o paciente come o alimento que pode causar reação — comenta Erica Azevedo, alergista e imunologista.

Por serem doenças crônicas, as alergias não têm cura, mas podem ser controladas. Seguindo esquema de tratamento que inclui controle do ambiente, medicações de alívio das crises e até vacinas, os pacientes podem ficar livres dos sintomas.

Fonte: https://extra.globo.com