Virou alérgico depois de “velho”? Tire suas dúvidas sobre a alergia

Virou alérgico depois de “velho”? Tire suas dúvidas sobre a alergia

O médico Luis Eduardo Andrade, da área de imunologia e reumatologia do Fleury Medicina e Saúde, esclarece as questões.

O que é a alergia?

É uma resposta exagerada do sistema imune a uma determinada substância. Esse alérgeno, agente desencadeante da alergia, pode estar no meio ambiente, como ácaros, pólens, fungos, animais e insetos, ser um alimento, medicamento ou produto químico.

Por que o outono favorece as alergias respiratórias?

A influência das estações depende do tipo de alergia e da região geográfica. Estações úmidas favorecem o crescimento de fungos (bolor) e ácaros (aracnídeos microscópicos), portanto, podem piorar os sintomas de quem tem alergia a esses agentes. Por outro lado, estações ricas em pólens, como a primavera, podem agravar os sintomas dos pacientes alérgicos ao pólen

Quais são as causas mais comuns de alergia de pele?

Cosméticos, sabonetes, perfumes, maquiagem, esmaltes, protetor solar e amaciantes de roupas são itens frequentemente associados à alergia de pele. Porém, nem todas as manifestações cutâneas são consequência de agentes que têm contato direto com a pele. Algumas vezes, substâncias ou medicamentos ingeridos podem ocasionar manifestações alérgicas na pele.

Boca e olhos inchados estão relacionados a que tipo de alergia?

A coceira e o inchaço nos olhos, acompanhados de lacrimejamento, são manifestações comuns da alergia ao pólen, da poeira doméstica e de outros alérgenos inalantes. Ardor, coceira e inchaço nos lábios, língua e cavidade oral são manifestações frequentes da síndrome alérgica oral, que pode ser desencadeada por alimentos como castanhas, verduras e frutas. Esses pacientes frequentemente também têm alergia ao pólen

Existe predisposição genética à alergia?

Sim. A genética é um dos diversos fatores que contribuem para o aparecimento de alergias. Quando há histórico familiar de alergia, maior é a chance de uma pessoa apresentar doença alérgica, embora isso não signifique que pessoas alérgicas terão necessariamente filhos alérgicos.

As alergias tendem a desaparecer com a idade?

É possível que as alergias desaparecerem com o avanço da idade. Ter alergia na infância não significa necessariamente que a pessoa a terá para o resto da vida.

A alergia alimentar dura “para sempre”?

Na alergia alimentar, por exemplo, aproximadamente 85% das crianças perdem a sensibilidade à maioria dos alimentos (ovos, leite de vaca, trigo e soja) que lhes provoca alergia alimentar entre os 3 e 5 anos de idade. Isso ocorre devido ao desenvolvimento da tolerância oral. A aceitação dos alimentos que antes provocavam reação ocorre quando as células de defesa, ou linfócitos maduros, se tornam especificamente tolerantes após prévia exposição ao antígeno.

Por que há pessoas que se tornam alérgicas depois de “velhas”?

Apesar de ser mais comum aparecer na infância ou adolescência, a alergia pode se iniciar em qualquer idade. Isso pode acontecer pois, para que o mecanismo imunológico esteja envolvido, há necessidade de sensibilização, ou seja, deve haver um primeiro contato com o alérgeno para depois, no próximo contato, a alergia ser desencadeada. Ainda é possível que uma pessoa venha a desenvolver alergia a alguma substância para a qual não apresentava reação alérgica previamente, não se conhecendo o mecanismo exato pelo qual isso acontece.

Como posso melhorar meu sistema imunológico?

O sistema imunológico interage com todos os outros sistemas do organismo, sofrendo modulação também de vários fatores orgânicos. Como regra geral, uma vida equilibrada, com boas horas de sono, alimentação adequada, atividade física regular e higiene corporal tendem a repercutir favoravelmente sobre o sistema imunológico.

Há como se prevenir de alergias?

Há como evitar as crises alérgicas, fazendo o tratamento de forma correta e realizando o controle ambiental, evitando assim a exposição aos agentes desencadeantes, os alérgenos. É importante ressaltar que a melhor orientação para o paciente com quadro alérgico é obtida por um médico alergista

Fonte: https://noticias.r7.com/saude