É claro que com tantos nomes difíceis e não utilizados no nosso dia a dia, ler rótulos e decifrar os produtos é uma tarefa cada vez mais difícil. Quando descobri a intolerância a lactose ficava em dúvida muitas vezes sem saber se eu poderia ou não comer certos produtos, pois passei a ler rotulo de absolutamente tudo que consumo.
Como o meu problema é somente a lactose, as vezes consumo produtos feitos a partir de leite de vaca com a rotulagem “sem lactose”, mas é claro, sem frequência pois já sabemos que o leite de vaca não faz bem a saúde. Mas e para quem tem alergia a proteína do leite ou é vegano, os cuidados são maiores, e por isso achei interessante colocar aqui a lista com os derivados do leite para ajudar na hora de comprar algo para comer:
Ingredientes necessariamente derivados de leite:
– Lactoalbumina
– Lactoglobulina
– Fosfato de lactoalbumina
– Lactoferrina
– Lactulose
– Caseína
– Caseína hidrolisada
– Caseinato de cálcio
– Caseinato de potássio
– Caseinato de amônia
– Caseinato de magnésio
– Caseinato de sódio
– Leitelho
– Coalhada
– Proteína de leite hidrolisada
– Lactose
Obviamente creme de leite, gordura de leite, nata e manteiga são derivados de leite.
Ingredientes que NÃO são derivados do leite:
Apesar de seus nomes, os ingredientes abaixo listados podem ser consumidos tranquilamente por pessoas com alergia às proteínas do leite, intolerância à lactose e vegans .
– Lactato de cálcio
– Lactato de sódio
– Estearoil Lactilato de Sódio
– Estearoil Lactilato de Cálcio
– Cremor de Tártaro
Caso haja alguma dúvida você pode ligar para o 0800 do produto e perguntar se contem algum elemento em questão.
Produtos com a seguinte frase: pode conter traços de leite. Significa que este alimento passou pela mesma máquina, durante a sua produção, em que alimentos que contém lactose também passaram, então dependendo do seu grau de intolerância, tome cuidado!
Mas a melhor dica ainda é, não consuma nada que tenha algum nome que a sua avó não reconheceria! Haha! Sem dúvidas alimentos de verdade são muito melhores do que produtos alimentícios!
Fonte: site tofuncional.com por Amábile Kolenda